Coleção Caminhos do Saber - Formação de Leitores

00:00 / 00:00

A Literatura engloba diversas linguagens e significados que evoluíram ao longo dos anos, refletindo as transformações políticas, sociais, culturais e econômicas de cada sociedade. Você já parou para pensar como os livros, por tanto tempo, foram símbolos de status, refletindo um elitismo que dominava a sociedade brasileira? Com o acesso à educação ampliado, a escola tornou-se crucial para expandir o conhecimento, facilitando o acesso aos livros literários e formando leitores. Entretanto, caro professor, formar leitores vai além de meramente disponibilizar livros nas escolas. Requer a seleção cuidadosa de obras diversas, a mediação adequada, o planejamento de atividades envolventes, a criação de ambientes propícios à imersão literária e dedicação de tempo para apreciar não apenas o valor pedagógico, mas também o valor estético da literatura infantil. Neste sentido, convido você a explorar conosco esta obra da Coleção Caminhos do Saber que dispõe sobre a história da literatura infantil no Brasil, as diferentes faces da literatura, políticas de distribuição de livros e o direito à literatura. Destaca-se também o papel crucial da biblioteca escolar e do bibliotecário na formação leitora.