Se você nunca entendeu matemática, se chegou até a detestá-la, o que acha de lhe dar uma segunda chance?
Nos tempos pré-históricos a matemática nasceu para ser útil. Os números serviam para contar os carneiros dos rebanhos. Com a geometria, era possível medir campos e traçar estradas. A história poderia parar por aí, mas ao longo dos séculos o Homo sapiens admirou-se ao descobrir os caminhos sinuosos dessa ciência às vezes abstrata. Evidentemente a história da matemática foi escrita por homens e mulheres de espantosa genialidade. Mas não se engane: as verdadeiras heroínas desse "grande romance" são as ideias.
As pequenas ideias que vão germinando no fundo do cérebro propagam-se de um século a outro, de um continente a outro, amplificam-se, desenvolvem-se e nos revelam, quase sem querermos, um mundo de prodigiosa riqueza. Você vai descobrir que a matemática é bela, poética, surpreendente, prazerosa e cativante.
Mesclando história, filosofia, curiosidades e teoremas, Mickaël Launay mostra como a matemática está muito além de meras fórmulas decoradas para passar de ano na escola. O encantamento do autor, aliado a uma linguagem simples e acessível, leva o leitor a deixar de lado os preconceitos e embarcar numa deliciosa viagem – desde que os primeiros Homo sapiens aprenderam uma forma rudimentar de contagem, passando pelo início da geometria e da álgebra, até os estudos de vanguarda na área da robótica.