A Orillas Del Mar

Este livro é fruto do trabalho intelectual realizado na cidade de Cádiz, Espanha, durante 2010-2011, sobre a violência simbólica cometida contra as ciganas de ambos países. Por um lado no Brasil temos a romantização dessa cultura junto com o estigma e a marginalização de determinados grupos étnicos. Do outro, temos uma cidade erguida com suor gitano, mas que ainda enfrenta preconceitos e xenofobia no seu dia-a-dia. O livro traz ainda entrevistas feitas com ciganas do Brasil e da Espanha, expondo essas violências estruturais, e desconstroi o mito de que cigano/a legítimo é quem nasce de sangue gitano . A gitanidad não é transmitida verticalmente, e sim horizonatlmente. A cultura cigana não é transmitida pelo sangue, mas sim vivida dia após dia. Junte-se a isso, algumas imagens e poemas que trazem leveza para a leitura desse livro.