Acidentes Radiológicos

Acidentes Radiológicos é uma obra que se aprofunda no relato de eventos radiológicos críticos ocorridos globalmente, registrados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Este livro, destinado a um público geral e especializado, incluindo profissionais de radiologia, saúde ocupacional, física médica, segurança e gestão de emergências, oferece uma visão detalhada dos principais acidentes radiológicos registrados pela IAEA, como o acidente com césio 137 em Goiânia e outros similares. Por meio de uma metodologia analítica, o livro descreve cada incidente, focando nas causas, falhas operacionais, brechas na segurança e nas consequências imediatas e de longo prazo, além de destacar a importância crítica de regulamentações internacionais, da educação em radioproteção e do desenvolvimento de uma cultura de segurança robusta para prevenir futuros eventos. O autor examina também os avanços ocorridos após os eventos, que visam minimizar os riscos de exposição radiológica, tanto para os trabalhadores do setor quanto para a população em geral. Com uma abordagem preventiva, esta obra serve como base para um manual de implementação de práticas de segurança mais efetivas, o aprimoramento dos protocolos de resposta a emergências radiológicas e o fomento de uma conscientização mais ampla sobre os riscos associados à radiação. Este livro é uma contribuição valiosa para o campo da segurança radiológica, oferecendo insights fundamentais para evitar a repetição dos erros do passado e garantir um futuro mais seguro no manejo das tecnologias radiológicas.