Cacau

Os autores, servidores da CEPLAC, se sentem agraciadospelo cacau, fruto-ouro que lhes facultou excepcionais condiçõespor toda trajetória profissional, razão pela qual escreveram a presenteobra como forma de gratidão.Através de 15 capítulos, em síntese enfocam:• A epopeia dos pioneiros homens que, com esforço eluta, inclusive beligerante, implantaram a lavoura cacaueira,deixando ensinamentos para as gerações subsequentes,criando uma história agrícola sem igual.• As características do cultivo e posterior beneficiamentode suas sementes, além da interação do cacaueirocom o meio fitogeográfico da Mata Atlântica.• A importância da cacauicultura nos aspectos sociais, econômicos,ecológicos, além de se constituir num vetor deatração financeira e epicentro de desenvolvimento rural.• O chocolate, pelas suas características alimentícias,energéticas e até, como muitos acreditam, afrodisíacas,sem se esquecer do seu encanto que exerce entre asmulheres, companheiro nas suas crises emocionais, sobretudoligadas a uma desdita amorosa.• As crises da cacauicultura em1931e 1957, ocasionandoa intervenção do Estado com a criação do ICB e daCEPLAC, bem como a atual que se arrasta por maisde 20 anos.