Conexões Silenciosas: A Língua Brasileira de Sinais Como Elemento de Interação e Facilitadora Comunicacional Entre Ouvintes

Um indivíduo bilíngue possui mais recursos comunicativos em comparação àquele que domina apenas uma língua. Essa assertiva é comumente associada à realidade das pessoas que vivem em países com mais de uma língua oficial, vinculadas à predominância linguística verbal. Contudo, como se processaria a comunicação para alguém que possuísse uma língua falada e outra sinalizada em seu repertório comunicacional e cultural? A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um exemplo desse fenômeno linguístico e cultural. Configurando-se como uma língua de sinais brasileira, a Libras representa não apenas um processo cultural significativo, mas também um meio de comunicação essencial para os surdos no contexto brasileiro. No entanto, surge a indagação sobre a possibilidade de um ouvinte fazer uso dessa língua como um elemento de interação ao mesmo tempo que utiliza o português enquanto língua falada. Dessa forma, busca-se tornar a Libras, além de um processo de comunicação, uma alternativa linguística para que pessoas ouvintes possam interagir entre si, fortalecendo seus laços sociais. De modo a valorizar sua existência e reafirmar sua presença em diversos contextos, como instituições de ensino, estabelecimentos de saúde públicos e privados, espaços culturais e até mesmo na esfera política. Afinal, uma língua brasileira encontra seu lugar onde estão todos os brasileiros, sejam eles surdos ou ouvintes.