Contos de amor de loucura e de morte

Contos de amor de loucura e de morte (sem vírgulas, por demanda do autor) é uma coletânea publicada em 1917, na Argentina. Originalmente os contos fizeram parte da aclamada revista "Caras y Caretas". A partir do título do livro e dos contos já é possível cercar os temas abordador, deixando clara a fixação de Quiroga pela morte, pelo romance e pelo sobrenatural. Embora se estilo tenha sido acusado de seguir demasiado próximo a produção de autores como Edgar Allan Poe, sua originalidade mora no olhar sobre a natureza e no cotidiano de seus personagens. A sensação criada é a de que estamos presenciando episódios como observadores e não como leitores dentro da mente de um personagem. Entre o cotidiano, o macabro e o sobrenatural, Horacio Quiroga sela um estilo original, modernista e vanguardista que o torna um dos mais importantes escritores latino-americanos do início do século 20. Ele também escreveu um compêndio que teoriza a estruturação do conto para iniciantes na escrita. Esta edição de Contos de amor de loucura e de morte integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.