Da madeira ao museu

Esta obra é, antes de tudo, uma homenagem! Ela descreve a trajetória do artista plástico, curador e gestor cultural Emanoel Araujo em cinco décadas de atuação com temáticas ligadas à arte e cultura afro-brasileira. A evolução de seu trabalho, desde as xilogravuras de armar na década de 1960 até as esculturas monumentais em espaços públicos dos dias atuais, revela que sua poética é baseada em aspectos técnicos ancestrais de manipulação da madeira e do metal, bem como na utilização de elementos simbólicos das religiões afro-brasileiras estilizados em formas geométricas inspiradas no construtivismo. No campo da gestão e curadoria de museus, o artista destaca-se como uma das principais referências no Brasil, sendo contemplado com inúmeros prêmios nacionais e internacionais.