Design brasileiro contemporâneo

Design brasileiro contemporâneo: percepções culturais sobre a poética na produção de Sérgio Matos se configura como um estudo de dissertação de mestrado que se aproxima temas como: identidade cultural e design de produtos brasileiros. Diante da premissa, e a partir da identificação de designers que trabalham nessa linha de produção de objetos, foi considerado, como foco das análises, o designer contemporâneo Sérgio Matos e sua produção (sujeito e objetos de estudo, respectivamente). Norteando as reflexões iniciais acerca dos temas principais está a perspectiva pós-moderna. Essa visão também estará presente na análise da trajetória de Sérgio Matos, bem como nas análises a serem concluídas, sobre a poética (processo criativo) de uma amostra de projetos do designer. Os conceitos de pósmodernidade, e laços com a cultura brasileira, se aparentam como influência nos processos de criação e concepção estético-formal dos projetos de Matos. A partir destes fundamentos serão geradas análises individuais de uma amostra dos mesmos. As análises têm, por base, uma metodologia que se referencia em metodologias já existentes para análises de objetos. Aplicada neste estudo, propõe, além da descrição estética, contextualizar a história de cada um dos artefatos, e perceber seus discursos visuais. Instrumentalizando esta fase do estudo, estão presentes as figuras como: fotografias, croquis e imagens virtuais.