O Rural nos Museus

Os museus vivem do passado? Então o que acontece quando as exposições retratam algo que ainda está vivo e em constante mudança na nossa sociedade? Durante esta pesquisa, essas foram apenas algumas das perguntas que o autor se fez ao investigar a musealização do universo rural brasileiro. E a resposta depende! Depende de qual faceta do rural está sendo musealizada, depende de quem organizou a exposição e também depende de qual é o objetivo daquela exposição específica. Para além da resposta que se irá encontrar, é certo que o caminho percorrido dentro dessas exposições é visualmente belo e mentalmente estimulante. As principais perspectivas abordadas vieram do Museu Rural Mamédio Francisco Militão, em Inhotim-MG, e do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte-MG, onde a dicotomia entre a representação do campo pelo campo e a representação do campo pela cidade se faz presente, tanto pela sua organização quanto pelos seus ambientes.