Este livro conta os passos de uma luta corajosa e incansável de mulheres pelo respeito e liberdade de existir, trazendo a história da trajetória, jamais imaginada na UFOP, de um Projeto de Extensão chamado Ouvidoria Feminina, como um marco histórico na luta contra a violência de gênero em nossa instituição. O amadurecimento de muitas experiências vividas evidenciou a necessidade de um espaço institucional para o acolhimento e o tratamento de denúncias de violência de gênero dentro da UFOP e na comunidade. Porém, mais do que acolhimento, o Projeto caracteriza-se por sua atuação multifacetada, amparada por uma rede de psicólogas e advogadas parceiras, com ações de caráter preventivo e educativo no combate à violência de gênero e promoção da cultura do respeito e da igualdade. A aprovação da Resolução CUNI nº 2249 em junho de 2019 pelo Conselho Universitário da UFOP representou um passo fundamental para a consolidação da Ouvidoria Feminina como uma Ouvidoria Adjunta, conferindo-lhe a prerrogativa de encaminhamento dos casos aos órgãos universitários para a aplicação de medidas punitivas cabíveis. À disposição da comunidade, o trabalho das autoras deste livro reafirma o compromisso inabalável com a promoção da igualdade de gênero, do respeito à diversidade e da construção de uma sociedade justa e livre de violência. Este livro simboliza a esperança de um futuro mais promissor para todas as mulheres, no qual a violência de gênero não encontre espaço para prosperar.