Resistências no chão da floresta

O livro "Resistências no Chão da Floresta: Agroecologia na Amazônia" apresenta uma reflexão sobre as experiências de agroecologia desenvolvidas por camponeses e camponesas na região amazônica. A obra surge a partir da ideia de uma "pedagogia da realidade", valorizando os conhecimentos e práticas desenvolvidos no contato direto entre sociedade e natureza. O organizador, Romier da Paixão Sousa, relata a trajetória de diversas pessoas que vivem no chão da floresta, destacando a importância de valorizar a "memória biocultural". O livro aborda experiências de resistência e luta pela preservação do modo de vida e da cultura dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia, em meio a desafios como a expansão do agronegócio e a degradação ambiental. Dividido em duas partes, o livro traz reflexões sobre as resistências nas águas e nas florestas, além de discutir as iniciativas de construção da agroecologia no Nordeste do Pará, percorrendo diversos municípios e experiências. Uma leitura instigante que nos convida a conhecer e valorizar as histórias e vivências no chão da Floresta, onde a luta pela conservação do meio ambiente e da cultura local se faz presente.