Sociologia da Educação

Este livro é um convite à exploração da sociologia da educação para os estudantes de graduação do curso de Sociologia da Educação. Ao longo deste percurso, desvendaremos as complexas interações entre educação e sociedade, destacando pensadores fundamentais e conceitos-chave que moldaram essa disciplina. Assim, o estudante será convidado a iniciar conosco uma jornada analisando as visões de Marx, Durkheim, Weber e Gramsci sobre a relação entre educação e sociedade. E como eles contribuíram para o debate amplo sobre de que maneira a educação é um reflexo de transformação social. No segundo capítulo, exploraremos as raízes da matriz liberal clássica, compreendendo o contexto histórico do liberalismo e suas influências na concepção de natureza humana e individualismo. Será abordada também a crítica marxista à ideia de natureza humana, destacando como sociedade e indivíduo estão intrinsecamente ligados. No terceiro capítulo, aprofundaremos nossa análise com a discussão sobre o conceito de reprodução social, examinando como a educação influencia e é influenciada pelas classes sociais e como pode ser uma ferramenta de transformação social. Em seguida, exploraremos o surgimento da nova sociologia da educação e suas principais contribuições, incluindo as perspectivas de Michael Young, Michael Apple e Pierre Bourdieu, que revolucionaram a forma como compreendemos a educação na sociedade contemporânea. No capítulo cinco, continuaremos nossa investigação com a ideia de que a educação é uma prática social, enfocando como ela molda e é moldada pela cultura e cidadania. No capítulo seis, discutiremos ainda as interconexões entre educação, cultura e cidadania, destacando a importância da educação na formação de cidadãos ativos e conscientes. E, por fim, concluiremos com uma análise das relações entre democracia e educação na obra de Paulo Freire, realçando a importância do diálogo e da conscientização na promoção de uma educação mais igualitária e democrática. Esperamos proporcionar aos estudantes uma compreensão sólida da sociologia da educação e seu papel na análise das dinâmicas sociais que permeiam a educação, estimulando reflexões críticas sobre os desafios e oportunidades do campo educacional.