Um Caipira Adorável

Descendente de italianos e portugueses, filho de um casal de classe média, Dona Clara e Bernardo, um próspero dono de mercearia, nosso herói cresceu sem problemas. Do avô, imigrante italiano que foi trabalhar nas terras do Paraná, não herdou só o nome, mas o gosto pela vida do campo. Aos 16 anos, foge de casa para ser assistente do faquir Ferri. Monta o Circo Teatro Mazzaropi e Companhia Teatro de Emergência em 1940. Em 1948, vai para a Rádio Tupi onde estreia o programa Rancho Alegre . Com a estreia da televisão no Brasil em 1950, ele leva seu programa e torna-se um estrondoso sucesso, Abílio Pereira de Almeida, diretor da produtora Vera Cruz, procura um tipo diferente e curioso para estrelar uma comédia e ao assistir Amácio Mazzaropi na televisão não tem dúvida e o contrata para atuar em Sai da Frente . Participa de oito filmes como ator contratado; Funda a Pam Filmes - Produções Amacio Mazzaropi em 1958 e, a partir daí, passa a produzir e dirigir seus filmes, sendo sua primeira produção Chofer de Praça , em que ele emprega todas as suas economias para alugar os estúdios da Cia Vera Cruz e as filmagens externas são rodadas na cidade de São Paulo, com os equipamentos alugados da Vera Cruz. Como não tinha dinheiro para fazer as cópias do filme pronto, pega o carro e sai pelo interior afora fazendo shows, até conseguir arrecadar a quantia necessária. O filme faz enorme sucesso em sua estreia. Entre os amigos era carinhosamente chamado de Mazza. O pano de fundo de quase todos os seus filmes era sempre uma fazenda. A primeira é emprestada, mas depois ele compra a sua, batizada de Fazenda da Santa, onde monta seus estúdios. Ali atravessa sua mais fértil fase e produz seus melhores filmes, como Tristeza do Jeca e Meu Japão Brasileiro ; Com inspiração na obra de Monteiro Lobato, o personagem Jeca, o caipira de fala arrastada, tímido, mas cheio de malícia, arrasta multidões para os cinemas; Lança um filme por ano e sempre em 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. Mazzaropi também passa pela TV Excelsior, fazendo parte de um programa de sucesso na época apresentado por Bibi Ferreira, Brasil 62 . Fica milionário e, paralelamente, produzindo leite e sendo um dos maiores fornecedores da empresa Leites Paulista, constrói novos estúdios e um hotel, também em Taubaté, no início dos anos 70. Artista nato e empresário com muito tino comercial, é também desconfiado e solitário. Nunca se casou, mas teve um filho adotivo, Péricles, que o ajudava na produção dos filmes. Falece em 13 de junho de 1981, aos 69 anos de idade, vítima de um câncer na medula, logo após iniciar sua 33ª produção, Jeca e Maria Tromba Homem . Neste livro você irá viajar na trajetória brilhante deste Jeca, um Caipira Adorável.