Uso da bioclimatologia para análise do conforto térmico animal na produtividade leiteira na microrregião de Quirinópolis (GO)

O leite compõe um dos mais importantes commodities do agronegócio mundial, sendo que o Brasil ocupa a sexta posição no ranking de produção, segundo os dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação do ano de 2017. A região Centro-Oeste apresentou um aumento na produtividade de 4%, no ranking, ocupando o 3º lugar, e o estado de Goiás manteve-se na 5ª colocação em produtividade por estado entre os anos 2007 e 2016, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tendo como referência o ano de 2016. Embora tenhamos alcançado tal índice no segmento, algumas dificuldades ainda são deparadas pela bovinocultura leiteira. Os animais, assim como os seres humanos, são diretamente afetados pelos elementos climáticos quando expostos a temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa, afetando sua capacidade reprodutiva e produtividade. Nessa perspectiva, foram analisados índices bioclimáticos da temperatura do ar e da umidade relativa do ar em quatro fazendas de produção leiteira na microrregião de Quirinópolis (GO), localizada no sudoeste do estado de Goiás, que se caracteriza como uma área de grande importância econômica para o estado.