Vivências de um educador caipira

Este livro de natureza biográfica vai muito além da exposição das experiências pessoais do Autor, educador formado em escolas públicas e, no magistério, inteiramente devotado a elas durante a maior parte de sua vida profissional. Discorre sobre sua formação no interior de São Paulo e sobre sua trajetória na área da educação, realizada substancialmente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os eventos que marcaram sua vida, em paralelo, são pretextos para abordar a história, a cultura e a educação em diferentes escalas: nacional, estadual e local. A relação entre o universal, encarnado na sociedade capitalista, e o singular, expresso sobretudo por objetos referentes a Mato Grosso do Sul, à educação e à cultura, permeia toda a narrativa. Por esses motivos, o livro oferece contribuições relevantes para o entendimento de acontecimentos históricos e educacionais, nos âmbitos nacional e regional, ao longo da segunda metade do século XX e das primeiras décadas do século XXI. Recomenda-se a sua leitura a historiadores, educadores, estudiosos da cultura e a todos os cidadãos desejosos de entender o período envolvido e Mato Grosso do Sul em particular.