Xingu

Este conto publicado em 1916 é uma sátira engraçadíssima sobre um grupo de literatura que se reúne mensalmente para o Almoço Erudito. São senhoras pretensiosas da alta sociedade de uma pequena cidade, ambientado no início de 1900. As seis madames são uma reminiscência de um grupo do ensino médio, no qual há forte competição intelectual, além de uma nova integrante. A história se concentra na visita de uma famosa autora convidada, mas nada sai exatamente como planejado. O tema apresentado para que a convidada se interesse é o Xingu, que supostamente todas as senhoras afirmam que acabaram de o estudar… mas alguém sabe mesmo o que é Xingu? O conto faz uma ponte interessante com a sociedade elitista e fútil contemporânea, alheia à realidade das ruas e interessada apenas em criar e viver em sua própria bolha social. Esta edição de Xingu integra a segunda temporada do projeto Literatura Livre, fruto da parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, que promove o acesso gratuito a obras clássicas em domínio público por meio da tradução direta do idioma original.